Abstract: The Art of Design é uma série de documentários original da Netflix, lançada mundialmente no dia 10 de Fevereiro. A primeira temporada conta com oito episódios, cada um apresentando um designer diferente, todos astros reconhecidos pela sua capacidade inovadora. A série explora a história, a inspiração e os trabalhos de indivíduos que moldam o mundo ao redor de nós.

Para algo tão onipresente e integrado a cultura global, o reino do design não tem recebido o mesmo grau de atenção, disseminação, nem críticas que outros pilares da nossa cultura, como a culinária, a arte e a tecnologia. Como prática, o design tem operado de forma quase invisível, apesar de seus produtos influenciarem praticamente tudo que compramos e consumimos nos dias hoje.

O episódio 4 da série traça o crescimento do Bjarke Ingels Group (BIG), do seu início em Copenhagen, Dinamarca, até seu auge atual, com escritórios na Europa e EUA. Aos 42 anos, que é relativamente cedo para uma profissão onde os mais renomados praticantes atingem seu apogeu na época em que a maioria das pessoas estão se aposentando, o arquiteto Bjarke Ingels capitaneou uma impressionante coleção de projetos, muitos deles conquistados através de concursos.

Abstract-Netflix-3.jpg

O episódio de 45 minutos referente ao arquiteto fala principalmente do Serpentine Gallery Pavilion – 2016, da concepção inicial à sua realização em Londres. Durante esse período o documentário é pontuado por visitas em trabalhos iniciais do grupo, como o Maritime Youth House e o The Mountain, ambos em Copenhagen. Ele também mostra projetos recentes de importância, como o VIA 57 West, em New York, e o Amager Resouce Center, em Copenhagen.

Para um público casual, o documentário passa uma boa ideia do que representa a profissão de arquiteto. Para praticantes, é possível se aprofundar nos processos de alguns projetos específicos do escritório, permitindo observarmos a evolução da abordagem consistente que tem proporcionado ao BIG seu contínuo sucesso.

Vale muito a pena assistir toda a temporada, mas principalmente os episódios 3, 4 e 8.

O espisódio 3 fala da cenógrafa Es Devlin, inglesa reconhecida mundialmente por seus cenários tão tecnológicos quanto estimulantes:

8-Es-Devlin.jpg

O oitavo e último episódio é sobre Ilse Crawford, uma designer britânica de interiores referência da área:

abstract-netflix-4

Confira o trailer da série abaixo:

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s