Saber especificar materiais é fundamental para o desenvolvimento de projetos com proposta sustentável. Veja abaixo 5 materiais fantásticos quando o assunto é sustentabilidade:

1. MADEIRA DE REFLORESTAMENTO

eucalipto

O processo produtivo da madeira é o único que sequestra dióxido de carbono da atmosfera. O CO² implica no aumento da capacidade da atmosfera em reter calor, o que aumenta a temperatura do planeta.

Geralmente, este material é um produto proveniente de recursos renováveis com a Certificação FSC (Forest Stewardship Council).

Além de possuir as vantagens da madeira maciça, a Madeira Laminada Colada é um material mais homogêneo, com maior resistência devido ao alinhamento das fibras. Ela possibilita a confecção de peças de diversos tamanhos e resistências, diferentemente das peças em madeira maciça, que são determinadas pelas variações de forma dos troncos.
Este material é também mais resistente a variação de umidade e temperatura, que ocasionam empenamentos e torções nas peças. Sua leveza gera economia nas fundações e sua pré-fabricação favorece a racionalização da construção, com ganho de tempo na montagem e entrega da obra.

A madeira possui baixa condutividade térmica 0,12 – 0,29 W/(mK), o que ajuda na manutenção das temperaturas internas dos ambientes. Para efeitos de comparação, o concreto conduz 0,20 – 1,05 e os metais 55 – 380 W/(mK).

2. AÇO

aço
Por ser um material 100% reciclável, pode ser reaproveitado infinitas vezes. Além disso, não gera entulhos e resíduos na obra devido ao seu processo produtivo de pré-fabricação.

3. CIMENTO ECOLÓGICO

cimento
O cimento ecológico é desenvolvido a partir de resíduos provenientes de diversas indústrias – siderúrgica, de fundição, termelétrica e de carvão vegetal. A substituição do clínquer – material de argila e calcário utilizado na produção de cimento convencional – por estes materiais reduz em 95% as emissões de carbono e em 80% o gasto de energia em relação ao processo de produção tradicional.

4. VIDRO BAIXO EMISSIVO

vidro
O vidro Low-E é o vidro com revestimento de baixa emissividade. Ele reduz o ganho ou a perda de calor refletindo a energia infravermelha de ondas longas (calor). Dessa forma, reduz o Valor-U e o ganho de calor solar, melhorando assim a eficiência energética do envidraçamento.

5. LÃ DE ROCHA

la de rocha
Este material é muito utilizado para isolamentos acústicos e térmicos. Por não ser inflamável, resiste a altas temperaturas. A lã de rocha não deteriora nem apodrece, o que lhe confere grande durabilidade. Além disso, é leve e fácil de cortar e instalar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s