Post originalmente publicado em inglês por Aimee Lutkin, do Greenmatters.

Um escritório de arquitetura chamado Casagrande Laboratory esta trabalhando para encontrar formas inovadoras de criar casas em cidades com terras e recursos limitados, a começar por Helsinki (Finlândia). O objetivo da empresa é criar uma unidade que caiba em espaços improváveis, mais especificamente em vagas de carros. Marco Casagrande, o fundador do escritório, contou para a Fast Company que carros têm regulado o design da cidade por muito tempo.

15-this-three-story-tiny-house-fits-in-a-parking-space

“A cidade não é projetada para os seres humanos, ela é projetada para os carros”, ele explica. “Todas as ruas em paisagens urbanas são baseadas nas dimensões do carro. Eu acho isso um pouco estranho. Nós temos toda essa conversa sobre a densidade dos carros diminuindo cada vez mais nas cidades e, ao mesmo tempo, nós estamos falando sobre pessoas se mudando para estas cidades… mas não temos mais espaços para construir. Entretanto, ninguém tem questionado os estacionamentos dos carros. Eles estão em todo lugar. Então esta conversa sobre falta de terra para construir nas cidades não tem sentido: espaço existe em todo o lugar, mas ele é apenas para os carros.”.

Para dar ênfase a este questionamento, eles propuseram um design de casa que cabe justamente em uma vaga de estacionamento. Conheça a Tikku, um protótipo criado para a Helsinki Design Week. Esta casa mede aproximadamente 2,5m x 5,0m e possui três andares habitáveis:

Casagrande argumenta que construir este protótipo foi notavelmente fácil uma vez que ele conseguiu o material adequado: peças de madeira laminada colada.

Mikrokerrostalo23

“Eu gostaria de enfatizar o quão fácil foi isso,” diz ele. “É quase ridículo. Normalmente, construir uma casa é realmente um sofrimento, demanda muito esforço… Neste caso, ela simplesmente foi realizada muito rapidamente.”.

Mikrokerrostalo15

O lado negativo da Tikku (que é uma palavra finlandesa que quer dizer vareta), é que a atual configuração não tem cozinha ou água corrente, apesar de haver um sanitário/composteira. A demanda energética da casa é abastecida por painéis solares, e a madeira foi utilizada como um material isolante térmico. A lógica é que apesar de não ter algumas coisas que a maioria das pessoas considera essencial para o dia a dia, a Tikku pode ser edificada em áreas urbanas com proximidade a academias, lavanderias e restaurantes.

Mikrokerrostalo09

 

A Casagrande Laboratory está experimentando criar versões que podem ser ligadas a água. O sonho é criar unidades intercambiáveis para que as pessoas possam criar um design adequado para suas próprias necessidades. A versão atual possui um andar de trabalho, um andar de dormitório e um terraço jardim no topo.

casagrande-laboratory-tikku-micro-apartment-helsinki-designboom-4-1508881272650-1508881275450

Casagrande esta pedindo que as pessoas expandam suas mentes para onde as casas podem ir. Seu escritório já tem recebido pedidos e, caso você esteja se perguntando, uma casa como esta custa $40.000.

Gostou? Compartilhe a ideia!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s