A história esta repleta de “gênios torturados” – pintores, poetas, artistas e arquitetos considerados líderes em seus campos que, atrás das cenas, sofreram com doenças psicológicas.
O ilustrador italiano Federico Babina explorou esta questão em sua série ARCHIATRIC, que é uma reflexão da relação entre criatividade e patologias psíquicas através de ilustrações com viés arquitetônico.
Segundo Babina:
“Neste série de imagens, eu faço o exercício abstrato de tradução de uma linguagem para outra.”
Para Babina:
“É bem verdade que a arquitetura e os espaços que vivemos influenciam nosso comportamento e patologia psíquica. Quem planeja espaço, planeja atitudes, comportamentos e experiências emocionais.”
ARCHIATRIC representa uma voz arquitetônica e artística para estados emocionais e desordens como ansiedade, depressão, demência e paranoia, atraindo atenção para para sua relação com pessoas criativas.
“eu não quero colocar uma aura romântica ao redor do desconforto e sofrimento das doenças mentais, mas sim fazer uma reflexão sobre os prejuízos e estigmas negativos pelas quais as patologias da mente são frequentemente observadas”, diz Babina.
Seguem as 16 ilustrações:
Bipolar
Demência
Fobia
Ansiedade
Distúrbio Obsessivo Compulsivo
Esquizofrenia
Dislexia
Paranoia
Autismo
Depressão
Alzheimer
Insônia
Distúrbio Alimentar
Narcolepsia
Transtorno de Identidade de Gênero